Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Os Vinhos de Altitude


A foto acima é da propriedade da Vinícola Santo Emílio em Urupema, Santa Catarina. Tudo por lá é lindo, a paisagem, os vinhedos, a casa onde os visitantes são recebidos para almoçar e os proprietários, claro. Os irmãos Binotto, levados ao mundo do vinho pela paixão da irmã Elizabeth, cuidam do negócio com profissionalismo e carinho (combinação que só pode dar certo). Para facilitar, eles têm a consultoria da enóloga argentina Susana Balbo (que dispensa comentários) e o talento da jovem enóloga gaúcha Patrícia Poggere.
Os vinhos são, por enquanto, três: um tinto assemblage chamado Leopoldo e dois espumantes, um rosé brut (Stellato) e um Moscatel (Cellebrato). Só não provei ainda o Moscatel, mas os outros valem o quanto custam.
Elizabeth B. Binotto me avisa que a vindima só deve começar por lá no final de março e que os cachos pesados nas videiras estão muito bonitos!


Acima estão os parreirais da vinícola Suzin, em São Joaquim. Implantados com a dedicação de dois irmãos que já dividiam com o pai o cultivo das terras altas para outras frutas e tubérculos. Everson Suzin foi, inclusive, fazer uma pós-graduação em enologia para poder entender melhor a nova cultivar.
Os resultados estão em dois vinhos tintos varietais, um Cabernet Sauvignon e um Merlot, que dividem atenções, gostos e opiniões aqui em casa. Melhor provar os dois e emitir seu próprio parecer.
(Observação: a Suzin tem também um rosé e um varietal Pinot Noir que eu ainda não provei, mas estão na lista).
Everson avisa que este ano as coisas pareciam mais graves nos vinhedos do que se revelaram na hora da colheita. Muita chuva, muito calor e a impressão de que as perdas seriam grandes. Mas a colheita da Pinot Noir, que terminou ontem, foi bastante satisfatória. Já a Merlot, ainda nas parreiras, está com 21 Brix e sua colheita só está prevista para o final do mês, o que sem dúvida é um bom prognóstico. A Cabernet só virá em abril, para o meio do mês e também vai indo bem. Boas notícias, sem dúvida.

Para finalizar, uma linda imagem do lago na fazenda da vinícola Villaggio Grando ao por do sol, em Herciliópolis, zona central de Santa Catarina. Ainda não sei como estão as coisas por lá, mas tenho aqui o novo espumante da empresa para provar. Espero que sejam bons goles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário