Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

domingo, 21 de março de 2010

Novos vinhos da linha Utopia da QSM serão lançados em São Paulo




Amanhã, segunda-feira, serão lançados para a imprensa de São Paulo os novos vinhos da Quinta Santa Maria, de São Joaquim (SC).
Até agora a vinícola só possuia dois rótulos que, embora poderosos em qualidade, não eram suficientes para mostrar as virtudes da vinícola ao mercado: Utopia tinto - um dos primeiros vinhos muito caros do mercado nacional e com grande potencial de guarda e o Portento, na minha opinião o melhor vinho fortificado nacional.
A QSM tem entre seus sócios o português Nazário Santos, determinado e disciplinado conhecedor de frutas - atividade à qual se dedicava em Portugal - e a preciosa consultoria do enólogo Jean Pierre Rosier - praticamente o primeiro enólogo brasileiro a apontar a qualidade das regiões de Santa Catarina para o cultivo de uvas viníferas.
Daí que é fácil perceber que o que eles trazem para o mercado não é coisa pouca. A linha Utopia vai contar agora com sete vinhos (um deles só chegará ao mercado no final do ano, quando termina seu estágio em barricas) e o Portento tinto vai ganhar a companhia do Portento Branco (preparado com uvas Moscatel no melhor estilo português).
Uma das boas surpresas é da foto ao lado. São somente 600 garrafas de um Chardonnay delicioso, chamado Glamour, que eu provei em outubro do ano passado, na propriedade da QSM nas margens do rio Lavatudo, um 'micro-Douro' nacional, onde Nazário e Jean Pierre exercitam suas ousadias nos cultivares de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Aragonês e a única branca, a Chardonnay.
Além do Glamour, vai valer a pena provar o Pinot Noir (Utopia Noir - somente 800 garrafas numeradas) e os blends de Cabernet Sauvignon, Merlot, Touriga Nacional e Tinta Roriz que completam a linha.
A sede da vinícola, embora pequena em tamanho, tem estruturas muito eficientes e adequadas para todos os usos (como na foto abaixo), com uma cantina na encosta de um dos morros onde são plantadas as vinhas, no melhor estilo de Portugal.
Para completar, há uma pequena casa ao lado de um lago, onde alguns convidados são recebidos com uma simpática mistura de culinária catarinense e portuguesa, acompanhada dos vinhos deliciosos. Infelizmente essa casa ainda não é um restaurante para o público em geral, mas quem sabe essa idéia não pode ser aproveitada por eles?
Com a chegada dos novos rótulos da QSM serão muitos bons goles a acompanhar aqueles que já nos chegam das terras frias e altas de Santa Catarina. Que obtenham o sucesso que merecem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário