Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 16 de março de 2010

Uvas no Vinhedo

Quem tem acompanhado minhas postagens por aqui viu que estive na Festa da Vindima da Casa Valduga em meados do mês de fevereiro. Trabalhei, fiz entrevistas, tirei muitas fotos e aos poucos vou colocando novidades.
No final de semana, fui ao último dia da festa da colheita da Pizzato lá no Vale dos Vinhedos (como já contei também) e, conversando com o patriarca Plínio Pizzato, ele me disse que as uvas finas já foram todas processadas até a semana passada. Outros enólogos e proprietários de vinícolas com quem conversei por lá disseram o mesmo. Aos meus olhos, o vale já parecia sem uvas nos parreirais.
Qual não foi minha surpresa, então, quando fui almoçar no restaurante Maria Valduga com meu marido no domingo e encontrei com o enólogo Eduardo Valduga. Perguntei, só para me certificar, se a colheita havia terminado por lá e ele me disse que não...
Mais tarde, Eduardo nos levou até o parreiral de Cabernet Sauvignon que fica nos fundos da propriedade principal da Valduga. E lá estavam, resistindo bravamente às intempéries, os mesmos cachos de Cabernet que fotografei há pouco menos de um mês. Veja abaixo, na foto da esquerda a imagem feita no dia 20 de fevereiro e na foto da direita a imagem feita no dia 14 de março.


É praticamente a mesma fileira (até por que eu não tinha ideia de que iria voltar e muito menos de que as uvas ainda estariam lá) que fotografei na primeira viagem.
Eduardo me mostrou que os cachos estão bem. Terão que ser colhidos com cuidado extra e separados manualmente antes da prensagem, mas resistiram ao teste do tempo e ainda devem esperar mais uma semana até serem colhidos.
Aposta arriscada da Valduga, mas que poderá garantir um dos melhores (senão o único realmente no ponto) Cabernet Sauvignon do Vale dos Vinhedos neste ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário