Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Uma Casa Portuguesa Com Certeza!

Na última sexta-feira fui convidada para um jantar no restaurante Marquês de Marialva em Alphaville (SP). O restaurante, que reabriu há somente 5 meses, pertence ao casal Marcia e Antonio Joaquim Fernandes, que estão na foto abaixo.
Para quem está confuso, nem mesmo o próprio Antonio Joaquim Fernandes responde por esse nome. Ele se reconhece pelo nome que ganhou quase aos 20 anos no Brasil: Roberto Leal.
Foi um jantar memorável em muitos aspectos. Márcia - que é quem administra o local - é uma pessoa sóbria e de muito conhecimento místico. Daquelas pessoas ao lado das quais se pode ter longas conversas sobre os porquês dos homens e do mundo sem nunca tirar o pé da realidade.
Roberto Leal é, como se espera, uma alma artística, que mescla firmeza e doçura.
Confesso que não sei dizer se é mais brasileiro ou mais português, uma vez que as duas coisas estão tão misturadas nele quanto em nossa nação, de verdadeira alma portuguesa.
Jantamos um delicioso carpaccio de polvo, sutil, saboroso, bem acompanhado de um Chardonnay nacional e um Bordeaux branco de uvas Semillon e Sauvignon Blanc. Gostei mais do Chardonnay.
Depois provamos as alheiras, preparadas com capricho artesanal pela irmã de Roberto. O outro português que nos acompanhava no jantar ficou com lágrimas nos olhos ao provar o prato. Meu marido disse que poderia comer somente aquilo a noite toda. Nos acompanhou um jovem e fresco Pinot Noir.
Recebemos, então, o Bacalhau a Pero Vaz, feito no forno de alta pressão, com delicadas fatias de cebolas, tomates e pequenas batatinhas. Não tenho palavras para descrever a suliteza desse prato.
O prato de carne foi representado por um filé mignon com molho escuro, um talho de queijo Serra da Estrela e maçãs ligeiramente carameladas. Um assemblage de Touriga Nacional, Cabernet e Merlot encarou com galhardia o prato intenso.
As sobremesas, na melhor tradição portuguesa, foram um show à parte. Cones de amêndoas, pastel de natas e pudim de azeite com azeitonas carameldas, tudo isso acompanhado de um vinho fortificado de moscatel nacional delicioso.
Mas preciso falar de outra coisa: Roberto apresenta, em algumas poucas noites por ano, um show intimista de fado lá no restaurante. Dá para acreditar? Sua arte tem se expandido por muitos novos sons  - basta escutar a linda (linda!) música que está no site do restaurante, que faz parte de um CD que não será lançado no Brasil por ter um repertório considerado pouco popular pelas gravadoras brasileiras. Chama-se 'Raízes' e é um passeio pela história da música portuguesa. A faixa que está no site fala das fofoqueiras que se encontram na praça para lanchar e falar da vida alheia. Mas os sons, a voz de Roberto e a melodia são tão lindos que nem se nota a verdadeira estorinha da música. Escutem por lá: www. marquesdemarialva.net
Só posso agradecer por essa noite tremendamente especial, com pessoas belas por dentro e por fora. Boa comida, boa bebida, boa música e excelente conversa.
"Numa casa portuguesa fica bem pão e vinho sobre a mesa. E se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente!"

2 comentários:

  1. Já ouvi comentários muitos interessntes sobre o Marquês de Marialva e acho que é uma boa pedida para quem mora ou viista São Paulo. Quem sabe não dá sorte de encontrar o queridíssimo Roberto Leal por lá??!...

    ResponderExcluir
  2. Bom eu bem sabia quem é Antonio Joaquim Fernandes e certamente deve ser um lugar maravilhoso...a culinária portuguesa é tão rica e minha avó portuguesa de alma e coração fazia coisas deliciosas...quem sabe um dia eu possa conhecer esta casa maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir