No ano de 2008 eu fui uma das juradas. Naquele ano concorreram 441 amostras e neste ano elas somaram 467 amostras vindas de 15 países.
Nesta nova edição os 55 jurados, divididos nos 3 dias de degustação, irão passar as manhãs provando vinhos em quase completo silêncio (foto abaixo do primeiro dia de degustações - 2a feira).
Eu escrevi 'quase' pois a grande novidade é que neste ano a ABE está inaugurando o sistema de votação informatizado, onde cada jurado alimenta um computador com as suas notas de cada amostra.
Esse procedimento evita fraudes, facilita os resultados e melhora os processos.
Na noite da 5a feira serão conhecidos os premiados em um jantar especial no Hotel e SPA do Vinho, no coração do Vale dos Vinhedos.
Também na quinta-feira, dia 8, acontecerá a Assembléia Geral da União Internacional de Enólogos, reunindo profissionais de dez países, incluindo o presidente da UIOE, o francês Sergi Dubois. É a segunda vez que o Brasil hospeda a Assembléia Geral da organização, que tem por objetivo discutir as práticas e a ética da profissão do enólogo ao redor do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário