Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Viña Montes perde um dos sócios fundadores

Faleceu, na manhã do dia 30 de junho em Santiago, Douglas Murray, sócio fundador da Viña Montes no Chile.
Murray sofria de um câncer de esôfago há muitos anos e ultimamente sua saúde estava bastante debilitada.
Nascido em Antofagasta em 1942, Murray era administrador e economista, casado, tinha três filhos e três netos.
Boa parte de sua carreira depois da fundação da Viña Montes (junto ao amigo e enólogo Aurélio Montes, de Alfredo Vidaurre e Pedro Grand) foi passada no exterior, por conta de sua atuação nas exportações da empresa e de cargos executivos em entidades do mundo dos vinhos chileno. Atuou por 35 anos no mercado de vinhos.
Pioneiro em exportações para a Ásia, tinha tão bom relacionamento nesses mercados que, segundo contam funcionários da Montes em um texto preparado para a despedida de Murray, era por muitos asiáticos considerado como parte da família. Nesse mesmo comunicado há uma interessante frase de Murray para seus funcionários: "Essa é a forma correta de fazer negócios, com relações a longo prazo que transcendem a mera lógica comercial e se convertem em longas relações pessoais. A mim serviu muito o fato de eu ser muito curioso e respeitoso em relação a outras culturas. Se eu não tivesse me dedicado a vender  vinho, teria sido feliz em ser arqueólogo".
Murray possuia uma das mais importantes coleções de arte étnica do Chile e uma enorme coleção de anjos (ícone dos rótulos da vinícola), que o fez merecedor do título de 'Guardião do Espírito' da Viña Montes.
Quem conhece as instalações da vinícola em Apalta (abaixo) sabe bem de que espírito eles falam. É um lugar realmente celestial, rodeado de vinhedos e encostas suaves, com as instalações construídas com total modernidade e seguindo as regras de representação de todos os elementos da terra, como dita o Feng Shui.


Certo é que, mesmo cientes da prolongada doença de seu fundador, os anjos da Viña Montes devem estar cabisbaixos.
Mais uma triste perda para o mundo dos vinhos.
www.monteswines.com
Quem representa a vinícola no Brasil é a Importadora Mistral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário