Faleceu, na manhã do dia 30 de junho em Santiago, Douglas Murray, sócio fundador da Viña Montes no Chile.
Murray sofria de um câncer de esôfago há muitos anos e ultimamente sua saúde estava bastante debilitada.
Nascido em Antofagasta em 1942, Murray era administrador e economista, casado, tinha três filhos e três netos.
Boa parte de sua carreira depois da fundação da Viña Montes (junto ao amigo e enólogo Aurélio Montes, de Alfredo Vidaurre e Pedro Grand) foi passada no exterior, por conta de sua atuação nas exportações da empresa e de cargos executivos em entidades do mundo dos vinhos chileno. Atuou por 35 anos no mercado de vinhos.
Pioneiro em exportações para a Ásia, tinha tão bom relacionamento nesses mercados que, segundo contam funcionários da Montes em um texto preparado para a despedida de Murray, era por muitos asiáticos considerado como parte da família. Nesse mesmo comunicado há uma interessante frase de Murray para seus funcionários: "Essa é a forma correta de fazer negócios, com relações a longo prazo que transcendem a mera lógica comercial e se convertem em longas relações pessoais. A mim serviu muito o fato de eu ser muito curioso e respeitoso em relação a outras culturas. Se eu não tivesse me dedicado a vender vinho, teria sido feliz em ser arqueólogo".
Murray possuia uma das mais importantes coleções de arte étnica do Chile e uma enorme coleção de anjos (ícone dos rótulos da vinícola), que o fez merecedor do título de 'Guardião do Espírito' da Viña Montes.
Quem conhece as instalações da vinícola em Apalta (abaixo) sabe bem de que espírito eles falam. É um lugar realmente celestial, rodeado de vinhedos e encostas suaves, com as instalações construídas com total modernidade e seguindo as regras de representação de todos os elementos da terra, como dita o Feng Shui.
Certo é que, mesmo cientes da prolongada doença de seu fundador, os anjos da Viña Montes devem estar cabisbaixos.
Mais uma triste perda para o mundo dos vinhos.
www.monteswines.com
Quem representa a vinícola no Brasil é a Importadora Mistral.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário