Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Tudo pode Mudar! - Parte 2


Vou tentar resumir.
Em 1930 a família Piagentini (que chegara em São Paulo poucos anos antes vinda da Itália) importava vinhos a granel e os engarrafava aqui. Um dos mais famosos desde aqueles tempos é aquele da garrafa bojuda, revestida de palha, pendurado em 9 entre 10 cantinas paulistanas.
Na década de 1950 uma parte da empresa foi para Andradas em MG e no começo da década de 1970 também ficaram pés em Caxias do Sul (foto acima).
Hoje, a Vinícola Piagentini é uma empresa grande, diversificada entre bebidas quentes (destilados), frias (vinhos, sidras etc) e alguns produtos com base de vinho utilizados na culinária. Aos 70 anos, tal qual um ser humano bem vivido, a empresa já viu altos e baixos em sua história e teve que se reinventar algumas vezes.
A última vez, há quase 10 anos, veio pelas mãos de Flávio Piagentini, 3a geração da família, e direcionou esforços e recursos para duas linhas de vinhos finos dentro da empresa, famosa por seus vinhos comuns.
Para auxiliá-los, a empresa foi buscar no Uruguai o talentoso e jovem enólogo Alejandro Cardozo, na foto abaixo durante nossa breve degustação na última 6a feira. Com uma enorme responsabilidade como proposta de trabalho, Alejandro recebeu carta branca da empresa para fazer as modificações necessárias  e conseguir compor uma linha de vinhos capaz de trazer a empresa para o século XXI.
Conseguiu. A linha 'Boutique' é ágil e a linha 'Décima' é elegante e inovadora.
Ainda restam muitos desafios e a empresa está investindo pesado em renovação física neste e no próximo ano. Leva a sério suas linhas de grande volume e permite ao enólogo algumas ousadias, como a de trabalhar sem vinhedos próprios.
Meu convite para aqueles que se permitirem mudar um pouco é: provem o espumante rosé brut Décima Pinot Noir, o Brut Gran Reserva (Chardonnay e Viognier) e o tinto Gran Reserva 2005 (uma combinação de cinco uvas que leva até Pinotage). E se quiserem começar pelo bom e barato, procurem o Prosecco Brut da linha Boutique, e depois de beber me contem.
Bons goles!

Um comentário:

  1. Olá Silvia, parabéns pelo teu trabalho, e o trabalho feito por Alejandro Cardozo lá na Serra Gaúcha. Sem dúvidas um dos melhores enólogos uruguaios!

    Um grande abraço,

    DANIEL ARRASPIDE
    Sommelier - Jornalista
    Montevidéu / Uruguai

    ResponderExcluir