Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Mais Sauvignon Blanc em Santa Catarina

Veja só que linda foto, feita no dia 5 de fevereiro, pelo enólogo Jefferson S. Nunes, diretor do Enolab de Flores da Cunha, nas terras altas catarinenses da Vinícola Pericó, sua cliente no estado.
As uvas da casta Sauvignon Blanc, que tradicionalmente vão muito bem no Chile, na Austrália e na Nova Zelândia, parecem gostar mais das terras altas e frias de Santa Catarina do que do Rio Grande do Sul. Claro que alguns exemplares gaúchos apresentam bons resultados,  mas se nos focarmos no quesito 'tipicidade', as de Santa Catarina são mais intensas e mais representativas da casta.
O primeiro grande resultado dessas uvas por lá foi do excelente Núbio, da Sanjo, da safra 2008. Até o momento um varietal insuperável, daqueles para se comprar uma caixa e beber sem pensar demais.
Temos ainda com muito boa qualidade o da Villaggio Grando, mais delicado e mineral, vindo de um terroir já diferente do de São Joaquim.
Agora, resta-nos saber se a bela foto acima, com uvas ainda um pouco longes da colheita, poderá ser transformado em mais um varietal elegante, intenso e fresco de São Joaquim. O enólogo afirmou, na época da foto, que as bagas já começavam a mudar de coloração, afirmar sua doçura e já prenunciavam um suave aroma de maracujá.
Jefferson é o responsável técnico pelo grande sucesso dos espumantes da Pericó (que ganham prêmios desde o lançamento) e pelo rosé de Cabernet Sauvignon, mais afinado na segunda safra (de 2009) do que na primeira de 2008. Um feito e tanto, que me faz esperar ansiosamente para ver o que virá por aí.
Ah! Tudo isso sem esquecer que no ano passado foram colhidas uvas com as primeiras geadas do ano, que foram transformadas no primeiríssimo Ice Wine brasileiro, com lançamento previsto para 10/10/2010, às 10h10. Os números não foram escolhidos ao acaso, claro. Mas para saber o porque, é necessário perguntar ao proprietário da Vinícola Pericó, o empresário catarinense Wandér Weege.
Mais sobre Ice Wines (para aqueles que não o conhecem) em um próximo post.
Bons Goles de verão! Ah lá la ôôôô!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário