Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Famiglia Valduga Co.



A foto acima é, para mim, um privilégio. Conheci o patriarca dos Valduga na década de 1990, na sede da vinícola no Vale dos Vinhedos. Eu e meu marido estávamos hospedados na recém-aberta pousada (somente 4 quartos e uma casa que abrigava grupos) e o local onde jantávamos, provávamos os vinhos e comprávamos produtos é onde hoje está o restaurante Luigi V (em homenagem ao sorridente patriarca). Em um banco de madeira na frente do restaurante ele se sentava, recebendo turistas com o carinho inato dos Valduga. Todos os dias ele nos sugeria lugares e vinícolas para visitar, e quando retornávamos nos convidava para um brinde e aperitivos antes do jantar.
A vinícola já era grande - que ninguém se engane - mas o tratamento era (não personalizado) pessoal mesmo. Era como estar em família.
Desde então, é assim que me sinto em relação aos Valduga. E amanhã, 4a feira de cinzas, terei o privilégio de me hospedar na pousada (agora com o elegante nome de Villa Valduga) como convidada dessa família tão especial. 
Vou acompanhar (se o tempo permitir) uma parte da colheita, celebrar a festa da Vindima no próximo sábado junto aos turistas e amigos da família, e também aproveitar para conhecer a sede da Embrapa Uva e Vinho, onde João Valduga trabalhou e cujos pesquisadores são seus parceiros até hoje.

Sempre que for possível, colocarei novos posts diretamente da sede da Valduga, com algumas novidades.
A mesa posta ao lado, com sous-plat de vidro decorado com videiras, é só mais um dos lindos detalhes com os quais a família recebe seus convidados, jornalistas ou não, pois as primeiras vezes em que estive lá eu não trabalhava diretamente com o mundo do vinho e o carinho e cuidado eram os mesmos.
Deste último dia de Carnaval, seguem os desejos de bons vinhos e bons goles para todos e uma excelente safra para nossos vinhateiros no Brasil todo (mesmo sob condições adversas). 

Um comentário:

  1. Posso compartilhar com você esse sentimento pela famiglia Valduga. Assim é. Quando visitei a cantina à 7 anos atrás me senti em casa e tive um trato para mais não esquecer.
    Linda recordação o para toda a vida.
    Se me permite, a rolha que coloca em destaque deveria ser retirada e colocar uma de cortiça natural, pois estará mais de acordo com a história de Valduga na boa preservação dos seus excelentes vinhos.
    Parabéns e boa safra.

    ResponderExcluir