Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Um dia diferente em Bento Gonçalves




Acima vocês vêem um vinhedo de uvas de mesa - mas não para vinho, para comer mesmo. Ao vivo é indescritível. Eu que não sou nada religiosa cheguei a pensar: "É como estar no Jardim do Éden". Fui levada até esse local, que fica aberto, na beira da estrada dentro do Vale dos Vinhedos, pelo João Valduga, que também considera essa vinhedo um pedaço de paraíso.


Essa eu garanto que pouca gente já viu. Fui hoje visitar (rápido demais, rápido demais...)as instalações da Embrapa Uva e Vinho aqui em Bento. Já sei que vou ter que voltar com MUITO mais tempo.
Mal começamos um debate sobre uvas viníferas, híbridas e americanas, que merecia mais informação, atenção e tempo quando tive que partir para outra parte da visita. Fui recebida pelo Chefe de Pesquisa, o enólogo Dr. Mauro Zanus, pelo enólogo e pesquisador Dr. Celito Guerra e pela assessora de imprensa Viviane. A conversa/entrevista estava excelente, mesmo que (me perdoem as esposas, por favor) algumas vezes ficasse difícil me concentrar diante de tantos pares de olhos azuis, coisa rara de ser ver em São Paulo.
Mas isso não vem ao caso....risos....é só um detalhe que irrita marido e agrada as amigas...
A foto que aparece acima é do laboratório de microvinificação da Embrapa, e nessas garrafas de vinho estão pequeninas parcelas de uvas viníferas em fermentação, tal qual seria em grande escala em uma vinícola. A sala é climatizada e na parte superior de cada garrafão é possível ver um dispositivo de vidro que permite que o gás carbônico produzido durante a fermentação saia, impedindo que a garrafa estoure, claro. O som é delicioso, são discretos mas presentes "PÓÓCCCs". Deve ser como estar no laboratório do Professor Pardal.
Perdoem-me o excesso de associações com coisas lúdicas, mas é que este lugar vai entrando no sangue mais do que o álcool dos vinhos.
Por fim, pois não quero que este post vire um tratado, segue a foto do enólogo Irineo Dall'Agnol, que é o responsável por esse laboratório de microvinificação, além de ter sua própria vinícola, a 'Estrelas do Brasil' que faz alguns espumantes muito elegantes e um tinto assemblage da safra 2005 que é um show!
Com ele passei alguns momentos em uma aula rápida de degustação de tintos. Irineo, que eu conhecia pouco mas já admirava, é de uma franqueza deliciosa, mascarada por seu jeito discreto e um tanto tímido.
Mas em pouco mais de 40 minutos, me falou coisas sobre degustação que eu já imaginava mas não tinha sido capaz de formatar o pensamento todo unido. Obrigado Irineo, espero ter outras oportunidades como essa!
Pessoal, tenho somente mais um dia aqui na Valduga. Ao voltar, contarei novidades várias. Bons goles e bom final de semana!




Nenhum comentário:

Postar um comentário