Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Prosecco Não É Sinônimo de Itália!

Algumas vezes não entendo este país (não que exista alguma novidade aí ou que não sobrem motivos de indignação em muitas áreas de nossa sociedade). Até onde eu sei (talvez tenha que procurar informações em outro lugar), é proibido fazer propaganda de bebidas alcóolicas nos horários diurnos neste país.
Ainda assim, na manhã de hoje, um desses programas que apresentam de tudo (de loja de móveis a carros, cobertores e alimentos) estava em uma famosa importadora de vinhos do país, mostrando as ofertas deles e falando que Prosecco é sinônimo de espumante italiano. A frase era mais ou menos assim: "Então é Cava na Espanha, Champagne na França e Prosecco na Itália, não é?" O vendedor da loja (de forte sotaque estrangeiro) não corrigiu o apresentador em nenhum momento, ao contrário, para mostrar uma de suas ofertas de Cava, ele reforçou a informação errada.
Francamente, por que não ensinar as pessoas a beberem corretamente, a saberem o que estão colocando dentro de seus corpos? Quem ganha com isso? Vão vender uma caixa de garrafas a mais para um consumidor desavisado?
Vejam só, não quero ser de um didatismo pedante mas acredito que o consumidor consciente também tem 'valor agregado' e isso faz a indústria como um todo valer mais. Enquanto continuarem tratando o consumidor como palhaço (por conta disso a fantasia de garrafa de 'Champanha' da imagem acima) ele terá o direito de continuar comprando vinhos de qualidade inferior, por preço baixo só porque está estampado o nome de um país produtor tradicional na prateleira.
Para quem não conhece (pois ninguém tem a obrigação de nascer sabendo), Prosecco é uma uva italiana importante, cultivada originalmente na região do Vêneto, de onde saem elegantes espumantes naturais, principalmente perto da comuna de Valdobbiadene. Aliás, segundo uma legislação nova, do final de 2009, a uva nem pode mais ser chamada de Prosecco, seu nome é Glera (um nome antigo que já era utilizado em algumas regiões) e Prosecco passa a ser o espumante da DOC reconhecida, que tem uma área ainda mais específica e diferenciada, onde são produzidos os 'Prosecco Superiore', com regras rígidas e limitantes.
Mas não podemos esquecer dos Franciacorta, uma DOC do Piemonte, que produz maravilhosos espumantes, alguns de estilo similar aos Champagnes e com preços muitas vezes também similares. Dos adocicados Asti, preparados com a uva Moscato Bianco e de fermentação única, cujo nome 'Asti' é também o nome desse método de produção. Além desses, outro espumante popular na Itália é o feito com as uvas Lambrusco na região central da Emiglia Romagna, eles variam tremendamente em estilo e qualidade, e alguns até não são espumantes naturais (o gás é adicionado depois).
E, para finalizar, existem espumantes em praticamente todas as regiões italianas, mesmo que não tenham um nome demarcado conhecido internacionalmente.
Fica aqui o aviso para importadores, vendedores, distribuidores e consumidores: Prosecco não é sinônimo de espumante italiano e o conhecimento não ocupa espaço, ao contrário, cria massa crítica. Bons e HONESTOS goles para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário