Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

"...os dois mascarados procuram os seus namorados perguntando assim..."

"...quem é você, diga logo que eu quero saber..."
Bom Carnaval para todos! Mesmo para quem não gosta, e hoje está na internet, lendo coisas importantes ou nem tão importantes, buscando namorados mascarados ou almas gêmeas desveladas...
Poéticas à parte, talvez fosse mais prazeiroso encontrar essa pessoa em um baile de Carnaval, atrás de um trio elétrico ou mesmo atravessando um sambódromo. Mas vamos lá, pois não estou aqui para estudar a alma de ninguém e sim para falar de vinho....e carnaval, claro!
Vamos viajar um pouco...atentem as semelhanças entre as fotos abaixo:

Alguém fica com alguma dúvida sobre de onde vem o nosso Carnaval? A música não, é claro, mas as roupas, os estilos, o desejo de ser, por alguns dias, alguém diferente. Quem já passou o Carnaval em Veneza sabe do que estou falando, as pessoas e a cidade (que já parece um livro de história aberto no tempo) se fantasiam e brincam nas estreitas ruas, sob o sol pálido do inverno.
Aqui nos trópicos, vestimos as mesmas fantasias, com o mesmo tanto de penas e adereços e um pouco menos de tecido. 
Se lhe deu uma súbita vontade de celebrar Veneza, vamos falar de seu vinho mais famoso, o espumante da uva Prosecco, que compõe o coquetel mais celebrado da cidade, criado lá em um hotel chique e exclusivo. A receita verdadeira do Bellini criado no Harry's Bar é: em uma taça de espumante coloque o purê de dois ou três pêssegos brancos (ainda é possível encontrar alguns por aqui) com algumas gotinhas de limão, complete a taça com espumante prosecco e mexa levemente.
Vou afirmar categoricamente: essa é a receita de verdade, o resto que existe por aí pode até ser saboroso, mas é adaptação ou invencionice mesmo.
Outra coisa: nada de dizer "me dá um Prosequinho". O garçon ou sommelier que escuta isso já vai saber de cara que a pessoa não sabe o que está bebendo e, se for mau caráter, vai lhe servir qualquer coisa com borbulhas.
Prosecco é uma uva italiana, que se dá muito bem na região de Valdobbiadenne, razoavelmente próximo de Veneza. Seus espumantes variam de estilo e qualidade e atualmente não são mais produzidos somente nessa região, originando produtos nem sempre de qualidade, como muitos que aportaram no Brasil e fizeram a festa (literalmente) de buffets e consumidores. Então, se for comprar, oriente-se pelo preço (infelizmente). É muito raro encontrar um bom prosecco italiano por menos de 25 reais. Para ficar feliz nessa faixa de preço, opte por um espumante brasileiro (existem alguns feitos aqui com a uva Prosecco também, de qualidade bem honesta, como por exemplo o da Casa Valduga, da linha Premium).
Se ficou em dúvida, escolha um bom espumante brut brasileiro, como os novos da .Nero, Estrelas do Brasil, Arte Brut da Valduga, Miolo Cuvée Tradition, Fausto de Pizzato, entre tantos outros, pois sempre existem boas opções entre nossos espumantes.
Feliz Carnaval! Bons Goles!
"Se você pensa que cachaça é água, 
Cachaça não é água não.
Cachaça vem do alambique,
e água vem do ribeirão."







Nenhum comentário:

Postar um comentário